Outubro Rosa

Outubro Rosa 2021

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres (INCA). Os dados estatísticos fundamentam a importância da campanha do Outubro Rosa. Não por acaso, o IBRAPP é um amigo do peito dessa causa desde sempre. Com a pandemia de COVID-19 tivemos que repensar nossas campanhas levando-as para o ambiente virtual. A campanha Outubro Rosa 2021, que está sendo realizada pelo Instituto, volta-se novamente para as ações praticadas antes da pandemia, porém respeitadas as orientações da OMS. Estamos sensibilizando a sociedade civil, levando informações às comunidades, buscando promover, mais uma vez, a conscientização sobre o câncer de mama; compartilhando informações e visando proporcionar maior acesso, especialmente das mulheres das comunidades carentes, aos serviços de diagnóstico e de tratamento da rede de saúde pública.

Outubro Rosa - Anos Anteriores

Dando início a campanha nacional contra o câncer de mama Outubro Rosa, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP iniciou suas atividades em alusão a esta data. A sede administrativa do Instituto, localizada em São Luís (MA), escolheu a Associação Antônio Brunno, para dar o início ao trabalho de conscientização sobre o autoexame e tratamento da doença. Um café da manhã foi realizado nesta segunda-feira para os pacientes e voluntários da Associação.

Já na Sede executiva, em Brasília, o alvo da ação foi a Secretaria Nacional de Portos, onde o IBRAPP presta serviços. Os colaboradores e servidores tiveram a oportunidade de assistir a um talk show, onde além de orientações sobre prevenção da doença, realizadas pela OncoTek, escutaram o depoimento de superação de Rosineide da Silva Carvalho, colaboradora do IBRAPP, que venceu a luta contra o câncer de mama.

De acordo com INCA, são estimados em torno de 59.700 mil casos de câncer de mama em mulheres e homens. De acordo com os especialistas, apesar de ter uma menor incidência, este tipo de câncer também acomete aos homens, sobretudo os que possuem ginecomastia (crescimento fora do normal da mama masculina).

Tanto em São Luís, quanto em Brasília, a ação também teve o foco nos colaboradores do IBRAPP, que atuam na prestação de serviços ao poder público. Todos receberam um informativo sobre como realizar o autoexame e laços de fita rosa, símbolo mundial da campanha contra este tipo de câncer.

Outubro Rosa nos escritórios

A ação de conscientização do Instituto também foi realizada nos escritórios onde o IBRAPP possui representação. Foram outros 10 estados que aderiram à campanha, com diferentes atividades. Em João Pessoa, uma palestra com a oncologista, Juliana Góes, do Centro Paraibano de Oncologia (CPO), foi realizada para os colaboradores e servidores da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT – 13). No momento, foi possível o esclarecimento de dúvidas sobre os fatores de riscos da doença e de mitos que sempre rondam as mulheres, quando a assunto é câncer de mama. Em Frutal (MG), o Hospital Frei Gabriel estará aderindo à campanha nacional de prevenção ao combate do câncer de mama oferecendo palestras, orientações sobre o autoexame e realizando atendimentos para a população.

Para o IBRAPP, além de prestar um serviço de excelência, estar vigilante com questões da saúde e com o bem estra de seus colaboradores é fundamental. Sempre que possível, as ações de conscientização e mobilizações nacionais da saúde são extensivas aos órgãos em que presta serviço. No caso do Outubro Rosa, a iniciativa chegou até os as instituições: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA), Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU/JP, Receita Federal no Tocantins, Polícia Federal do Tocantins, Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (SUGESP-RO) e Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG).

Precisa de ajuda?