Quarta, 05 Dezembro 2018 02:47

A Vida Continua 2018: Ação leva foco na inclusão de pessoas com HIV

Na última segunda-feira (3), o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas - IBRAPP deu início ao projeto “A Vida Continua”, uma iniciativa que visa conscientizar a população a respeito do convívio com o HIV/AIDS, minimizando o preconceito com o portador e abordando a prevenção. Este é o segundo ano da ação, que desta vez contou com o digital influencer,  Francisco Garcia (@fgnico) para fazer a palestra de abertura na sede administrativa do Instituto, em São Luís - MA, e um talk show na Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
 
De acordo com os dados da Unaids, mais pessoas estão aprendendo a conviver com o HIV, através do tratamento e testagem para o vírus. Em 2017, 75% das pessoas que vivem com o HIV conheciam seu estado sorológico. Já no levantamento anterior, feito em 2015, 67% dessa população tinha esse conhecimento. Ainda de acordo com o relatório da Unaids, existem 21,7 milhões de pessoas vivendo com HIV, e que têm acesso à terapia antirretroviral. Em 2015 esse número era de 17,2 milhões.

 
No primeiro momento da ação a presidente do Instituto, Rita Salgado, realizou a saudação aos ibrappianos falando sobre a promoção da igualdade e dos direitos para os portadores de HIV e AIDS, além das possibilidades de futuro para  os portadores que seguem o programa de medicação e controle por testagem. “O nosso intuito com esta ação é sinalizar que é possível usufruir, com o tratamento, de uma vida normal. O diagnóstico do HIV não significa o fim da vida e sim, um recomeço”, enfatizou a Rita Salgado.
 
 
A Vida Continua e Tio Francisco na estrada
 
Aproximadamente 9,4 milhões de pessoas vivem com HIV e não sabem que são portadoras do vírus. O projeto A Vida Continua enfatiza a possibilidade conviver com a doença, bem como minimizar os preconceitos sofridos por quem está em tratamento, ou é diagnosticado com o vírus. Convivendo como portador do vírus HIV há 04 meses, o ex-apresentador de TV, Francisco Garcia, decidiu compartilhar a experiência desta descoberta e levar conhecimento sobre o vírus através das redes sociais.
 
Através de sua conta no Instagram, o @fgnico, que já possui mais de 200 mil seguidores, divide informações importantes com o público e viabiliza o projeto “Tio Francisco na estrada”, no qual ele realiza palestras em todo o Brasil, para um público diverso, porém com foco nos jovens. Dentro do projeto A vida continua, Francisco compartilhou com o público da Universidade Federal do Maranhão - UFMA informações sobre prevenção e rotina de tratamento, no intuito de motivar outras pessoas a seguir adiante com seus planos, indo muito além do diagnóstico.

 

 Para o influencer saber lidar com a doença foi transformar o próprio diagnóstico em ação social. Francisco aproveitou a oportunidade para parabenizar a o projeto A vida Continua, e o convite realizado pelo IBRAPP de trazer o debate com ele para o público. “Eu me sinto muito honrado pelo convite, fiquei orgulhoso em fazer parte deste momento, vocês estão sendo a diferença para uma parcela da sociedade que precisa se prevenir e isso salva vidas”, externou. Além da palestra testes rápidos para Doenças Sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, e distribuição de preservativos com Kits informativos foram realizadas para o público.
 
Ação descentralizada
 
A Ação a vida continua, se estende por toda a semana, em todos os estados onde o IBRAPP está presente. Em Brasília, a parceria com a divisão de saúde do Ministérios dos Transportes Portos e Avião (MTPA) e a Oncontek, realizaram uma ação de conscientização através da distribuição de folders educativos,  preservativos e um espaço “tira dúvida” sobre o HIV. A vida continua é um projeto do Instituto Brasileiro de políticas Públicas que conta ainda com o apoio do Unaids, da Secretaria de Saúde do Maranhão.  

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net