Terça, 27 Novembro 2018 01:33

Novembro Azul: IBRAPP conscientiza sobre prevenção ao câncer de próstata

O Câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência desta doença e a única forma de garantir a cura é através do diagnóstico precoce. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP aderiu mais uma vez a campanha Novembro Azul, que visa trazer a conscientização a respeito do tema. Orientações sobre uma rotina alimentar saudável e visitas regulares ao médico estiveram entre os temas abordados nas ações.

As atividades realizadas abrangeram todos os estados em que o Instituto está presente. Kits informativos ressaltando a prevenção e os cuidados com a saúde masculina foram distribuídos a todos os colaboradores do IBRAPP, nem 5 estados e no Distrito Federal.  Na sede administrativa, em São Luís (MA), além dos colaboradores, os alertas sobre o Câncer de próstata chegaram também até a comunidade do Recanto dos Vinhais, na qual o Instituto mantém uma parceria para a realização de ações sociais.


Já em João pessoa, a importância de uma rotina saudável foi um dos temas abordados como forma de prevenção da doença, foi abordada em uma palestra para os colaboradores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU JP, órgão ao qual o IBRAPP presta serviços. A Enfermeira, Eudanúzia Figueiredo, da rede Oncovida, explicou sobre as principais complicações e sintomas da doença, além de tirar dúvidas do público sobre o tema abordado. A ação informativa também foi realizada na Procuradoria Regional do Trabalho - PRT 13 e na Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF).


No mês dedicado à prevenção do Câncer de próstata o IBRAPP realizou ainda uma programação especial no Hospital Frei Gabriel, no município de Frutal (MG). A instituição é gerida pelo instituto desde 2017 e esta é segunda edição no Novembro Azul, na unidade de saúde. Além de palestras no ambulatório para pacientes e acompanhantes, O Instituto levou a conscientização à diversas instituições, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

As ações do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas visam promover o bem estra para seus colaboradores e para a sociedade em geral. Para o IBRAPP, chamar a atenção para temas relacionados à saúde é uma forma de promover o bem estar social.

Saiba mais sobre o Câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Alguns fatores de risco considerados importantes são o histórico familiar (pai, irmão ou tio com de câncer de próstata); a raça, pois homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e a obesidade.

Como prevenir:

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, extensão da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma. Procure seu médico e informe-se.
Fontes: INCA e Ministério da Saúde

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net