IBRAPP realiza ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A ação realizada no dia 26/04, data em que se comemora o “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, teve por objetivo conscientizar os colaboradores do IBRAPP, terceirizados e comunidade em geral, para a importância de uma vida saudável e as consequências da falta no controle da pressão arterial. A ação foi coordenada por Genilson Mendonça Reis (Técnico de Segurança do Trabalho/SESMT), sob a gerência de Lívia Pires; tendo sido realizada na Sede do IBRAPP e Contratos (MA, PB, DF e MG).

Em São Luís/MA, graças à parceria do IBRAPP com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS, a Escola Ana Nery e a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP/MA, a ação também abrangeu o Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizado na Comunidade Fé em Deus; a unidade da Polícia Civil, no bairro Madre de Deus, e a Supervisão de Informática – SUINF, localizada no Bairro Vila Palmeira.

Nos locais supracitados foram realizadas a aferição de glicemia e da pressão arterial. No CIT a ação contou, ainda, com serviços gratuitos como orientação nutricional, limpeza de pele, massagem relaxante, limpeza de pele, entre outros. A Coordenadora de Articulação Institucional/Inclusão Socioprodutiva da SEMCAS, Ana Cláudia Furtado, esteve presente, e elogiou bastante a iniciativa do IBRAPP colocando-se à disposição para ações futuras.

Considerado um problema de saúde pública em todo o mundo, a hipertensão arterial é caracterizada pela sua elevada prevalência e dificuldade de controle. Ela afeta a população em geral, com aumento acentuado com a idade, alcançando o segmento da população idosa. Por isso a importância do controle da hipertensão arterial para a redução da morbidade e mortalidade cardiovascular.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO!!!

Quando a pessoa está hipertensa?

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg. O primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

Como diagnosticar a doença?

A Hipertensão é diagnosticada pela aferição da pressão arterial, que deve ser realizada por um médico e/ou outros profissionais da saúde habilitados.

                                                          Quais os sintomas?

A Hipertensão pode ser assintomática, contudo os sintomas podem variar desde dor ou pressão na cabeça, especialmente na nuca, sangramento nasal, cansaço excessivo aos esforços, tonturas, fadiga e inquietação, sintomas que podem ser confundidos com outros problemas de saúde. Na dúvida afira a sua pressão!

Fatores responsáveis pela hipertensão

  • Hereditariedade
  • Obesidade
  • Envelhecimento
  • Excesso de consumo de sal
  • Estresse
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de bebida alcoólica
  • Sedentarismo

O diagnóstico preciso deve ser realizado por um especialista, clínico ou cardiologista. Se for diagnosticado, siga as recomendações médicas, não se automedique, nem interrompa o uso de medicamentos recomendados para o controle da doença.

Precisa de ajuda?