Inclusão Produtiva

As cadeias produtivas de artesanato, reciclagem, alimentação, serviços autônomos e confecções, empoderadas e tecnicamente preparadas para a autogestão, podem não apenas fomentar a economia solidária sustentável, como auxiliar o combate ao desemprego; gerando renda para pequenos empreendedores, com benefício direto para suas famílias e comunidades.

Programa São Luís + Empreendedora

O programa São Luís + Empreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, executada por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – AMDES, de fomento aos MEIs, micro e pequenas empresas e candidatos a empreendedores por meio da seleção, capacitação, orientação, acesso a mercados e mentoria de gestão. O IBRAPP junta-se à AMDES, por meio de Termo de Cooperação Técnica para capacitação de empreendedorismo nas comunidades participantes do programa.

Arranjos Produtivos Locais

Fomenta empreendimentos econômicos individuais, familiares e coletivos por meio da realização de estudos de viabilidade econômica e social, assessoria técnica especializada, informação ao crédito produtivo e apoio a infraestrutura. Realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDESE, do estado de Minas Gerais, resultou na implantação de comunidades produtivas em 75 municípios do Estado, beneficiando diretamente 200 empreendimentos coletivos e 7.500 empreendimentos individuais e familiares.

Precisa de ajuda?