Protegendo Mulheres e Meninas

Precisamos envidar esforços no enfrentamento da violência de gênero para impactar positivamente a vida de mulheres e meninas nos espaços privados e públicos, expandindo a discussão do enfrentamento da violência em todas as áreas. Identificar situações de intimidação, violência, abuso, assédio, discriminação, preconceito e outros comportamentos que colocam mulheres e meninas em situação de risco, inclusive risco de morte, é uma prioridade! Além da divulgação dos canais de denúncia e rede de proteção à mulher.

Canais de Denúncia de Violência Contra Mulher

Existem canais específicos para denunciar casos de violência contra mulheres e meninas. Algumas cidades têm contato direto por WhatsApp ou telefone com a Patrulha Maria da Penha, para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas. Muitos estados brasileiros permitem registrar boletim de ocorrência online para crimes de violência doméstica e familiar.

 

O serviço de telefone do Disque Denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, em qualquer local do Brasil.

Disque 0

Para violência contra mulheres

Disque 0

Para abusos contra crianças e adolescentes

Disque 0

Numa situação de perigo imediato

Projeto Sonho de Menina, Realidade de Mulher

O Projeto Sonho de Menina, Realidade de Mulher, realizado em todos os estados onde atuamos, promove a equidade de gênero e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da articulação em rede com a comunidade. Buscamos promover a igualdade de gênero e o engajamento na luta contra o abuso infantil, através da informação. O projeto também marca o olhar institucional para a importância da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada anualmente no dia 18 de maio. Para isso contamos com a parceria de diversas instituições. Na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão, a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão tem sido nossa grande parceira. Para a superintendente da Fundação, Elivânia Estrela, esta é uma parceria promissora que beneficia a comunidade. “Eu estou muito orgulhosa dessa parceria, conseguimos atender o público que a gente queria. O IBRAPP está de parabéns pelo carinho e pela competência em realizar ação. A população precisa disso”, avalia Elivânia. A última edição do projeto realizou mais 500 atendimentos e alcançou mais de 100 meninas e suas famílias.

Projeto Viva Mulher e Ouvidoria da Mulher

Realizado em parceria com a Secretaria do Estado da Mulher do Governo do Maranhão, visando potencializar as ações nos eixos Acolher, Formar, Incluir e Advocacy na intervenção com outros atores e atrizes, no contexto da violência contra a mulher e prevenção de situações de vulnerabilidade, diagnosticando e promovendo políticas sociais eficazes a favor das mulheres.

Diagnóstico da Violência Contra Mulher

Realização do Diagnóstico da Violência Contra Mulher no Estado do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.

Precisa de ajuda?