UPA Padre Roberto de Divinópolis promove primeira fase de treinamento de Brigada de Incêndio com colaboradores

A UPA Padre Roberto de Divinópolis – Minas Gerais, realizou nos dias 07 e 08 de novembro a primeira etapa do treinamento de “Brigada de Incêndio” voltado aos servidores que trabalham na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. A equipe foi orientada sobre o atendimento pré-hospitalar ou primeiros socorros onde foi abordado temas como: queimaduras, choque elétrico, convulsão, infarto agudo do miocárdio, engasgamento e acidentes diversos.

O treinamento foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros. O objetivo é proporcionar aos brigadistas conhecimentos básicos sobre prevenção, extinção de princípios de incêndio, além de técnicas de primeiros socorros. 

“O curso vem de encontro às necessidades diárias dos serviços prestados pela UPA, tendo como primícias ‘Preservar a Vida’. O brigadista tem um papel importante no salvamento de pessoas quando são prestados os primeiros cuidados em atendimentos médicos, de isolamento de áreas e combate a incêndios. Ser brigadista é contribuir com a vida humana”, explica a Técnica em Segurança do Trabalho, Edna Maria Vieira, organizadora da capacitação.

A Brigada de Incêndio é um grupo formado por funcionários da Unidade de Pronto Atendimento que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização. A equipe é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins. Ações preventivas contra incêndios são fundamentais nas instituições, independentemente dos riscos e da natureza das atividades desempenhadas.

Esta é a primeira etapa do curso. Nos dias 21 e 22 de novembro o treinamento continuará com foco no treinamento de Brigada de Incêndio.

Precisa de ajuda?